quarta-feira, 26 de maio de 2010

Atrás do "OVNI"

Neste último dia 21 (quinta-feira) visitamos o lago do Bairro Eloy Chaves, que tem sido objeto de reportagens de Jornais locais em Jundiaí. Neste lago estão acontecendo obras de revitalização, transformando a área em um parque para o passeio da comunidade. O bairro fica próximo a Serra do Japi e é um interessante local para observar inúmeras espécies de aves.
Essa iniciativa aconteceu pela sugestão de um colega (morador do Eloy) , que quando nos encontrou, disse observar uma ave preta e diferente nas áreas de brejo do entorno do lago, que estava “desaparecendo” durante as obras. Num dia frio e de sol escondido, conseguimos observar o “OVNI” (apelido usado pelos ornitólogos e observadores de aves para espécies não identificadas) e identificá-lo.

Foto: MAX - garibaldi macho (Chrysomus ruficapillus)

O garibaldi (Chrysomus ruficapillus) também conhecido como dó-ré-mi, pássaro-do-arroz e acorda-nego (em Pernanbuco), é da família Icteridae (a mesma do pássaro-preto e do chopim). Esta ave tem o canto agradável e melodioso, assim como outros do seu grupo, sendo muito procurado por caçadores e gaioleiros e, por este motivo, tendo sua existência comprometida.
Fora o Garibaldi, em poucas horas observamos mais 17 espécies de aves: garça-branca-grande (Ardea alba), garça-branca-pequena (Egreta thula), ferreirinho-relógio (Todirostrum cinereum), frango-d'água-comum (Gallinula chloropus), quero-quero (Vanellus chilensis), pombão (Patagioenas picazuro), lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta), sabiá-barranco (Turdus leucomelas), biguatinga (Anhinga anhinga), biguá (Phalacrocorax brasilianus), cambacica (Coereba flaveola), sanhaçu-cinzento (Thraupis sayaca), choca-barrada (Thamnophilus doliatus), tico-tico (Zonotrichia capensis), corruíra (Troglodytes musculus), martim-pescador-grande (Megaceryle torquata), urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus), e ainda duas espécies exóticas, provavelmente providas de fuga ou soltura de cativeiro, o pato-doméstico (Cairina moschata domestica)  e o “Bean Goose” – ganso-feijão - (Anser fabalis).

3 comentários:

  1. Belo conteúdo, porém um erro grande na matéria: Utilizar da abreviação "OVNI" que nada tem com o pássaro. Use ao menos, "ANI" (Ave Não Identificada).
    O pássaro não é "objeto", embora a o termo seja chamativo para o conteúdo. Tirando isso, parabéns pelo conteúdo e cuidemos das Aves do planeta.

    ResponderExcluir
  2. Excelente !!! Eu pude identificá-lo também. E mais, eles ficam em bandos próximos das Taboas e próximos também do ser humano.
    Imperdoável algumas pessoas aprisioná-los!! Pássaros assim como tudo, devem ser livres !!!!

    ResponderExcluir
  3. Extinção esse pássaro é como pardal aqui na minha cidade, são pássaros pouco maiores que pardais, voam muito alto cantando e em grandes bandos.Vem pra cidade para dormi.Adoram praças bem arborizadas!!!

    ResponderExcluir