quarta-feira, 12 de maio de 2010

ACHEI UM FILHOTE: E AGORA?


Quando nos deparamos com um filhote de ave perdido no nosso quintal ou em algum parque qual atitudes devemos tomar? As vezes tentando ajudar podemos nos equivocar.


As clínicas veterinárias e instituições responsáveis pelos animais recebem constantemente aves trazidas pela população. Muitas destas aves foram sim, abandonadas pelas suas mães ou vítimas de alguma circunstância que a tiraram de seus habitat naturais. Apesar da finalidade boa deste ato, as vezes estes filhotes estão apenas se aventurando nas proximidades de seus ninhos, mas ainda tem dependência e estão sendo assitidos pelos seus pais.

Antes de tocarmos e retirarmos este animal, devemos ter a certeza de que este está realmente precisando desta ajuda. Procure identificar a espécie, idade e condições da ave. Tente encontrar o seu ninho e os seus pais dando total preferência para que este permaneça na natureza. Se encontrar o ninho, os pais, ou os dois em situações adversas (destruição do ninho, por ex) tente reproduzir da maneira mais próxima a natural o seu habitat.


Se não houve a possibilidade de devolvê-lo ao habitat natural devemos encaminha-lo aos órgãos competentes. Se o filhote estiver machucado em situação de emergência podemos levá-lo ao veterinário que posteriormente o encaminhará aos órgãos. Caso não seja possível levar o filhote até os órgaos competentes devemos cuidar destes da melhor maneira possível e com muita responsabilidade.

Texto adaptado de:
http://www.wikiaves.com.br/wikiaves:sos_passarinho, onde estão mais dicas de como agir em uma situação como esta.

2 comentários:

  1. Olá

    Muito legal. Também coloquei algumas dicas no meu blog, olhe em http://bonitobirdwatching.blogspot.com/2009/12/filhotes-caidos-do-ninho.html

    Abraços,

    Tietta Pivatto

    ResponderExcluir
  2. Onde levo um pássaro filhote que ainda não consegue voar, para ter cuidados de um especialista em jundJun?

    ResponderExcluir