terça-feira, 29 de maio de 2012

O joão-porca

Confinado nos córregos e riachos do interior das matas está o joão-porca (Lochmias nematura). É um passeriforme pertencente à família dos furnarídeos (Furnariidae), a mesma do joão-de-barro (Furnarius rufus). É um bichinho bastante arisco e que constrói seu ninho em buracos em barrancos. Seu ninho consiste de um túnel com alguns centímetros de comprimento, que desemboca em uma câmara arredondada em cujo assoalho é depositada matéria vegetal. Aí a fêmea deposita seus ovos, incuba-os e alimenta os filhos quando estes eclodem.
Seu nome popular foi dado devido a seus hábitos alimentares. Forrageia em córregos, poças de lama e pequenos corpos d'água lodosos. Busca nestes locais artrópodes como aranhas, crustáceos, larvas de libélulas, moscas, besouros e etc. Pode, inclusive, predar pequenos vertebrados como girinos ou até anuros adultos.
Este animal tem cores e padrões corpóreos bastante peculiares. Com a cauda espinhenta característica de grande parte dos furnarídeos apresenta uma coloração amarronzada. Seu dorso é marrom terra, enquanto sua cauda é mais escura. Tem uma sobrancelha branca muito marcante, bem como seu peito e ventre marrom pintado de branco.


De facílima identificação, esta ave é bastante comum em nosso município. Praticamente todo córrego ou riacho que tenha o mínimo de vegetação em suas margens comporta, ou pode comportar, ao menos um indivíduo. Seu canto é um trinado agudo bastante forte, que tende a suplantar o som produzido pela água em movimento dos ambientes em que vive.


Um comentário:

  1. fotografei o joão-porca em Jundiaí, Na Fazenda Montanhas do Japi. bom post e belo vídeo. abraços

    ResponderExcluir