terça-feira, 15 de junho de 2010

Cresce o número de aves ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo


O livro “Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo – vertebrados”, também conhecido como “Livro Vermelho” foi lançado pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Fundação Parque Zoológico. O livro é uma importante ferramenta de combate ao tráfico e ao comércio ilegal de espécies.

Compõem a lista 436 espécies e subespécies – 17% do total de vertebrados conhecidos no Estado –. Destas, 86 foram consideradas quase ameaçadas, ou seja, que ainda não sofrem ameaças, mas demandam atenção para que não entrem nesta classificação.
A avifauna está presente no livro e conta com um capítulo explicativo, seguido de tabela de espécies ameaçadas e um anexo das espécies do Estado. No caso das aves, a primeira lista, publicada em 1998 (São Paulo, 1998), apontava 128 espécies ameaçadas de extinção no Estado, e nesta atualização foram categorizadas 171 espécies, correspondendo a aproximadamente 22% da avifauna do estado.
A análise desta lista indica que 69 espécies (40,3 %) enquadram-se na categoria de Criticamente ameaçadas de extinção sua área de ocorrência e outro grande contingente de espécies (40,3%) foi classificado como Vulnerável (VU).

Classificado como extinto no Estado de São Paulo
pato-mergulhão (mergus octosetaceus)
Foto: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/banco-de-imagens/lg/web/images/chc-on-line/2009/148594a.jpg
A degradação das florestas e de outros ambientes naturais, seja pela intensa exploração das terras na região central e oeste do Estado para expansão das atividades agrícolas (e. g. cana-de-açúcar) e contaminação dos cursos d’água, seja pela pressão imobiliária nas áreas de floresta de baixada do litoral é apontada no livro como o principal fator de ameaça à avifauna paulista.
Os dois mil exemplares do livro vermelho da fauna paulista não serão comercializados. Para o download pela internet: http://www.ambiente.sp.gov.br/fauna/livro_vermelho2009.zip

3 comentários:

  1. Venho por meio deste apresentar, como seu representante legal, o Grupo de Observadores de Aves – Francaves, sediado na cidade de Franca – SP. Iniciamos nossas atividades no ano de 2007 nos fragmentos da região e hoje temos monitorado grande parte do Nordeste do Estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais. Trabalhamos com frentes de trabalho na área ambiental e social. Nossa equipe é composta por biólogos e profissionais liberais, que são acompanhados de perto pela população em geral. Atuamos principalmente com ações voluntárias, mas prestamos serviço na área de gerenciamento ambiental também através de parcerias com outras instituições e com o Instituto Ecológico Francaves. Desde já, nossa equipe se dispõe para firmar parcerias, trocar informações e promover ações em conjunto sempre que necessário em prol das aves do Brasil.
    Para maiores informações e contatos, acesse: www.francaves.com.br ou através dos e-mails: francaves@ymail.com e caduamorim@francaves.com.br.

    Assim, agradeço pela atenção e compreensão deste.
    Cadu Amorim
    Biólogo

    ResponderExcluir
  2. Olá Cadu, legal o trabalho de vocês. POdemos manter contato e desenvolver alguma parcerias e projetos.

    ResponderExcluir
  3. Ai um bonito trabalho de concervação das espécie de aves legal a sua ideia Parabéns ok

    ResponderExcluir