O GOAJ tem participado do CNAA Brasil desde o ano passado, quando realizamos o primeiro censo no Parque da Cidade em julho de 2010.
Neste ano demos continuidade ao trabalho, visitando o parque no dia 17 de fevereiro. Nossa participação é através de caminhada de cerca de 2.000 m pela margem da represa (Figura) contemplando parcialmente a represa e brejos próximo a pista de caminhada.
Detalhe do Caminho percorrido. (Imagem: GoogleEarth)
A contagem de espécies é restrita para aves aquáticas, tendo sido registrados 80 indivíduos divididos em 10 espécies (biguá, biguatinga, garça-moura, garça-branca-grande, socozinho, garça-branca-pequena, pé-vermelho, frango-d'água-comum, jaçanã e quero-quero).
garça-moura (Ardea cocoi) - Foto: RoqueRinco
Durante o censo registramos um total de 231 indivíduos, sendo 151 não considerados para o Censo Neotropical de Aves Aquáticas. Foram mais 28 espécies como sabiá-barranco, bigodinho e falcão-de-coleira.
Muito bom!!!! Valeu pela postagem e pelas informações. Seria interessante também se pudessem postar a lista das espécies contadas.
ResponderExcluirVcs chegaram a ver as aratingas???
Abcs.
Vimos sim Lígia, dois bando no dia do censo. Esses periquitões são bem comuns em Jundiaí, podemos ouvir bandos sobrevoando o dia todo, mas são mais ativos durante as primeiras horas do dia. Quanto a lista do Parque, você pode ver em http://www.ao.com.br/download/AO156_48.pdf
ResponderExcluir