terça-feira, 19 de abril de 2011

Falcão-peregrino em Jundiaí

Um novo registro fotográfico inédito feito em Jundiaí foi publicado na revista Terra Da Gente no mês passado. Entramos em contato com o "fotógrafo" e publicamos aqui o seu depoimento:


"Representante comercial há mais de 25 anos, hoje atuo como síndico em um condomínio em Jundiai, onde no mês de Janeiro de 2011 pude observar que algo estranho ocorria junto a nossa área comum, pois amanhecia toda cheia com manchas brancas. Após algumas verificações junto as torres pudemos ver o falcão acomodado junto a uma soleira de janela de uma das coberturas.
No dia seguinte eu e meu zelador, entramos no apartamento da cobertura que se encontra vazio e conseguimos tirar varias fotos entre a sala em que nos encontrávamos e a janela fechada onde a ave até este momento adotou como seu refúgio.

Como sou um apaixonado pela natureza em geral pude relembrar quando morava no interior de SP, onde pássaros em geral (canário da terra, pintassilgo,sabia,pássaro preto e tantos outros) eram tão comum de serem vistos. Adoro ver aves em seu vôos livres e não trancafiados em gaiolas ou viveiros, tanto pode ser um falcão como um pequeno e indefeso pardal. Nada substituirá o cantor livre de um pássaro." - texto enviado por Luiz Carlos Padula


O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é considerado um dos animais mais rápidos do mundo, atingindo a velocidade de 320 km/h e no Brasil é espécie migratória, voando para outras partes do continente para reproduzir.

Um comentário:

  1. Que coisa linda !!! E quem diria, um refúgio em meio a construção urbana..

    ResponderExcluir