sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Lista de aves do município de Jundiaí
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Avifauna de Três Parques de Jundiaí
terça-feira, 12 de outubro de 2010
"Jundiaí surge como força nacional em passarinhos"
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Resultados do II Passarinhando no Parque da Cidade
Observar e conhecer a fauna de nossa região é muito importante para entendermos a importância da criação de parques ecológicos, reservas e efetuar trabalhos de conscientização da população quanto àquilo que temos em nosso quintal e muitas vezes não notamos. Os animais estão lá, se mostrando. Só cabe a nós irmos lá vê-los.
domingo, 26 de setembro de 2010
II Passarinhando no Parque da Cidade
Vamos passarinhar!!!
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Novos Registros
Nas primeiras horas estava bastante frio, mas os bichos já estavam fazendo barulho, dando sinal de um dia animado. Conforme foi clareando, os animais se agitaram e pudemos observa-los em suas atividades diárias.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
A escola e as aves
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Uma surpresa no vaso de casa
Uma prova da adaptação das aves no meio urbano é a alegria de ter um ninho em um vaso de casa. De repente vamos olhar a plantinha de casa é la esta a mamãe chocando os ovinhos.
Aconteceu assim com uma participante do Grupo de Observadores de Jundiaí. Uma Columbina talpacoti, com nome popular de rolinha roxa escolheu um vaso de flor de maio, quase que na porta de casa para ter os seus filhotes. A partir do momento da descoberta, até o presente momento acompanhamos a rolinha. Os filhotes nasceram no dia 07/07/2010 e na foto que segue eles estavam com 6 dias(13/07/2010):
Foto: Sueli Camargo Bonança
O texto de Gaston Bacchelard reproduzido abaixo descreve muito bem o que sente um humano amante da natureza ao encontrar um ninho dentro de sua residência:
"Ergo suavemente um galho; um pássaro está ali chocando os ovos. Não levanta vôo. Somente estremece um pouco. Tremo por fazê-lo tremer. Tenho medo que o pássaro que choca saiba que sou um homem, o ser que deixou de ter a confiança dos pássaros. Fico imóvel Lentamente se acalma – imagino eu! – o medo do pássaro e o meu medo de causar medo. Respiro melhor. Deixo o galho voltar ao seu lugar. Voltarei amanhã. Hoje, trago comigo uma alegria: os pássaros fizeram um ninho no meu jardim."
terça-feira, 15 de junho de 2010
Cresce o número de aves ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo
Compõem a lista 436 espécies e subespécies – 17% do total de vertebrados conhecidos no Estado –. Destas, 86 foram consideradas quase ameaçadas, ou seja, que ainda não sofrem ameaças, mas demandam atenção para que não entrem nesta classificação.
A avifauna está presente no livro e conta com um capítulo explicativo, seguido de tabela de espécies ameaçadas e um anexo das espécies do Estado. No caso das aves, a primeira lista, publicada em 1998 (São Paulo, 1998), apontava 128 espécies ameaçadas de extinção no Estado, e nesta atualização foram categorizadas 171 espécies, correspondendo a aproximadamente 22% da avifauna do estado.
A análise desta lista indica que 69 espécies (40,3 %) enquadram-se na categoria de Criticamente ameaçadas de extinção sua área de ocorrência e outro grande contingente de espécies (40,3%) foi classificado como Vulnerável (VU).
pato-mergulhão (mergus octosetaceus)
Foto: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/banco-de-imagens/lg/web/images/chc-on-line/2009/148594a.jpg