Uma prova da adaptação das aves no meio urbano é a alegria de ter um ninho em um vaso de casa. De repente vamos olhar a plantinha de casa é la esta a mamãe chocando os ovinhos.
Aconteceu assim com uma participante do Grupo de Observadores de Jundiaí. Uma Columbina talpacoti, com nome popular de rolinha roxa escolheu um vaso de flor de maio, quase que na porta de casa para ter os seus filhotes. A partir do momento da descoberta, até o presente momento acompanhamos a rolinha. Os filhotes nasceram no dia 07/07/2010 e na foto que segue eles estavam com 6 dias(13/07/2010):
Foto: Sueli Camargo Bonança
O texto de Gaston Bacchelard reproduzido abaixo descreve muito bem o que sente um humano amante da natureza ao encontrar um ninho dentro de sua residência:
"Ergo suavemente um galho; um pássaro está ali chocando os ovos. Não levanta vôo. Somente estremece um pouco. Tremo por fazê-lo tremer. Tenho medo que o pássaro que choca saiba que sou um homem, o ser que deixou de ter a confiança dos pássaros. Fico imóvel Lentamente se acalma – imagino eu! – o medo do pássaro e o meu medo de causar medo. Respiro melhor. Deixo o galho voltar ao seu lugar. Voltarei amanhã. Hoje, trago comigo uma alegria: os pássaros fizeram um ninho no meu jardim."
Nenhum comentário:
Postar um comentário