No dia 14 de outubro de 2009 o deputado estadual Pedro Bigardi apresentou na Câmara Municipal do município de Jundiaí o projeto de lei que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi. “Os quatro municípios que integram a Serra (Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus) possuem dificuldades de gestão e de diálogo, pois cada um possui sua própria legislação. Com o Parque Estadual uma legislação ambiental única será criada, o que permitirá a união dessas cidades e a participação do Estado na conservação da Serra”, explicou o deputado Bigardi.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Criação do PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO JAPI
No dia 14 de outubro de 2009 o deputado estadual Pedro Bigardi apresentou na Câmara Municipal do município de Jundiaí o projeto de lei que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi. “Os quatro municípios que integram a Serra (Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus) possuem dificuldades de gestão e de diálogo, pois cada um possui sua própria legislação. Com o Parque Estadual uma legislação ambiental única será criada, o que permitirá a união dessas cidades e a participação do Estado na conservação da Serra”, explicou o deputado Bigardi.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Elaborando Listas de Espécies
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
4º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia
Temos o prazer de convidar a todos a participar do "IV Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografias - Aves Brasileiras". Agradecemos a gentileza de nosso patrocinador, Banco Itaú BBA e de nossa comissão julgadora, Arthur Grosset, Edson Endrigo, Josep Del Hoyo, Luís Fábio Silveira, Pedro Develey e Roberto Linsker. Sem o seu inestimável apoio não seria possível mais essa realização.
Dentre as novidades desse ano temos a honra de contar com a presença no juri de Arthur Morris, renomado fotógrafo americano editor do site Bird As Art. Arthur Morris é reputado como um dos mais importante fotógrafos de aves do mundo.
O 4º Concurso introduz também o VOX POPULI, um mecanismo inovador de receber a contribuição a opinião popular sobre as fotos inscritas.
As inscrições estão abertas até dia 22 de Fevereiro, mas não deixe para a última hora!
O endereço é o de sempre:
www.avistarbrasil.com.br/concurso
Envie sua foto! Convide os amigos! Expresse sua opinião, participe do VOX POPULI!
Guto Carvalho
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
3a Contagem de Aves do Brasil
A contagem ocorreu por todo o país com a participação de observadores de aves localizados em 19 municípios de 11 estados brasileiros, espalhados por parques, pousadas, comunidades, estradas, condomínios, RPPNs ou qualquer lugar em que possa ser observada alguma espécie de ave.
A compilação foi feita pela Médica Veterinária Luciana Chiyo e está disponível no seguinte link: Terceira Contagem de Aves do Brasil
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Aves nos nossos quintais
Atrair as aves para nossa casa aumenta a afinidade com a natureza e nos faz perceber as cores e comportamentos únicos de cada ave.
Uma forma simples de atrair as aves para o nosso quintal, jardim, ou mesmo a sacada de um apartamento, é criando um ambiente que supra as necessidades básicas das aves (alimentos, proteção, ninhos, poleiros de descanso, etc.).
Uma dica é construir bebedouros e comedouros de forma que fiquem camuflados na vegetação ou feitos de tronco, dando um aspecto natural ao jardim. Tomando o cuidado de adaptá-las à situação particular da sua residência. Se uma planta fornecer alimento, logo uma ave irá visitá-la. Quando as aves aparecerem vá fazendo experiências de como melhorar a atração. Elas podem demorar a descobrir e se acostumar com teu jardim. Mas quando o descobrirem e sentirem segurança nele, dificilmente o abandonará. Use a imaginação!!!
Para alimentação podem ser disponibilizadas sementes, frutos e flores variados distribuídos em plataformas ou pendurados em ganchos, e para proteção e descanso, apenas algumas espécies de folhagens são suficientes. Colocando caixas de diferentes tamanhos, ou gomos de bambu com buracos como porta de entrada, podemos atrair desde pequenas corruíras até algumas espécies de corujas interessadas em construir ninhos. Também não esqueça de disponibilizar bebedouros com água.
Para os beija-flores, alem das flores naturais, também podem ser oferecidos bebedouros de água com açúcar, desde que seja mantida uma higienização constante.
Além do prazer da observação das aves, esta também é uma ótima oportunidade para montar um belo álbum de fotos.
Texto adaptado dos seguintes sites:
http://casa.ig.com.br/colunista/2009/11/22/como+atrair+os+passaros+para+o+jardim+9127997.html
http://www.ceo.org.br/jardim/comoatrair.htm
http://www.ao.com.br/atracao.htm
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=11&cid=11342&bl=1&viewall=true
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Novo livro contempla a Serra do Japi
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
O Tangará-dançarino
O tangará-dançarino (Chiroxiphia caudata) da família Pipridae, tem cerca de
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Serra do Japi, Jundiai - SP
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
A Observação de Aves
Às vezes, é inusitado e até mesmo intrigante ver pessoas no campo, em rios ou matas, por horas a fio, atentas às aves, insetos, plantas e tudo mais, relativo à natureza. Ora permanecem escondidas, ora se deslocam daqui para lá e de lá para cá. Outras vezes, em silêncio, ficam imóveis demoradamente, parecendo estar dissolvidas no ambiente.
Quando inquiridas sobre tal comportamento dizem estar observando aves.
Para que serve um observador de aves?
Muitas das pessoas que se dedicam a tal atividade o fazem em busca de um passatempo, impulsionadas pelo gosto aventureiro de sentirem-se próximas à natureza, enquanto exercitam a sua capacidade intelectiva. É um hobby tão saudável quanto outros, influindo positivamente no balanceamento físico e emocional almejado por tanta gente. Em outros, a atividade já é parte de estudo e trabalho formal, justificando-se por si mesma.
De qualquer forma, na observação de aves o indivíduo tem a oportunidade de ser expectador e cúmplice do grande espetáculo da natureza, sentindo o desenrolar da vida em toda a sua espontaneidade e plenitude. Nessa tarefa, muitos já conseguiram oferecer importantes subsídios à sua comunidade e à Ciência.
Um efeito colateral dessa atividade é a compreensão da natureza como um todo, favorecendo o desabrochar do desejo de preservação ambiental nos participantes. Dessa maneira, eles se tornam elementos indispensáveis na luta pela nossa própria sobrevivência como espécie. Só por isso já é válida a existência de um observador de aves.
(parte do texto de Sérgio de Almeida)