Esta chegando o dia dos namorados e esse clima de romance por todos os lados me inspirou a falar um pouco das conquistas, relacionamentos e comportamentos reprodutivos das Aves.
As aves também tem os seus truques e estratégias para conquistar. Os truques podem envolver mudanças de cor, danças, cantos, etc. Uma conquista na espécie do Amblyornis macgregoriae me chamou a atenção.
Na época reprodutiva eles enfeitam o seu ninho com diversos ornamentos, como flores, frutos, sementes, pedaços de linha e constroem os seus ninhos com grandes telhados. Esses espaços construídos são utilizados apenas para o acasalamento, enquanto que seus filhotes são chocados em outros ninhos construídos pelas fêmeas.
As aves também possuem espécies monogâmicas, como é o caso das pombas e do marreco mandarim.
O marreco mandarim é uma ave monogâmica e é totalmente fiel, escolhendo mesmo que dentre muitas, uma fêmea para ficar para o resto da sua vida. Na antiga China existia a tradição de dar um casal de mandarim para os país da noiva quando se pedia a sua mão em casamento. Esse presente representava o juramento de respeito e fidelidade para com a noiva da mesma forma como faz o casal de mandarim. Quando uma pessoa chegava a casa de alguma família e se deparasse com 2 casais de mandarim significava que a família da casa possuía duas moças noivas ou casadas.
Assim, o marreco mandarim tornou-se o símbolo da fidelidade na China antiga. Bom dia dos namorados a todos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário